Photobucket

domingo, julho 29, 2012

ARTE JAPONESA - OSHIÊ - CONHEÇA ESSA LINDA ARTE.....


OSHIE


Originalmente, é uma variedade de trabalho artesanal com tecido. Usa-se um papelão para recortar as formas desejadas, tais como pessoas, flores, aves e depois é coberto com tecido colado nas bordas. Em seguida, o vão entre o tecido e o papelão é preenchido com algodão dando relevo às figuras que pretende retratar.

Esse método artesanal antigo foi trazido da China e, no Japão se tornou conhecido na Era Edo (1590/1868) e era praticado pelas donas de casa. Inicialmente era conhecido como “bonecas com vestuário” ou “desenho de vestuário”, e somente no período Edo passou a ser chamado de oshie.

É famoso o oshie hagoita usado para decorar o hagoita (tipo de raquete que se usa nos jogos tradicionais de Ano Novo) e entre 1804 e 1830 também foram usadas cópias de caricaturas de atores famosos. Essa técnica também foi aplicada para decorar tampas de caixas, na confecção de objetos decorativos de parede e em “emma” (tábuas de ritual xintoísta com animal pintado). Com a popularizacão do Hinamatsuri (Festival das Meninas), a técnica “oshie hina” passou a ser usada para confecção das bonecas (hina).
No Brasil, o oshiê pode ser incluído na lista da arte do papel por uma questão circunstancial: diante da dificuldade de conseguir padrões de tecidos apropriados, recorreu-se aos papéis.





























Um comentário:

Anjo, deixe seu comentário..será lido com todo carinho!!!
Obrigada pela sua visitinha, seja bem vinda (o) todas as vezes que retornar!
Beijos na alma! ; )