Photobucket

domingo, janeiro 15, 2012

Receitinhas para curtir nesse Verão.....

Salada de Beterraba com Tahine





Ingredientes

2 beterrabas médias descascadas
1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
1 colher (chá) de pasta de alho
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de água
5 folhas grandes de hortelã 

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 190°C (temperatura média).
2. Embrulhe as beterrabas em papel-alumínio, individualmente, e leve ao forno para assar por aproximadamente 2 horas ou até que estejam macias. Depois de frias, corte-as em rodelas de 0,5 cm de espessura. Reserve.
3. Numa tigela, misture o tahine, a pasta de alho e o suco de limão. Mexa bem, de preferência com um batedor de arame, até dissolver o tahine por completo. Acrescente a água aos poucos e bata bem até obter um molho liso e cremoso.
4. Numa tábua, empilhe as folhas de hortelã, enrole e corte em tiras finas. Solte as tiras e reserve.
5. Misture o molho com as rodelas de beterraba, delicadamente, para não partí-las. Num prato, sobreponha as rodelas, formando uma escama. Salpique com as tiras de hortelã e sirva a seguir.


Salada de batata light ao molho de mostarda


Ingredientes

1 kg de batatas-bolinha com a casca
100 g de iogurte natural natural desnatado
80 g /3 colheres (sopa) de maionese light
1 colher (sopa) de mostarda em grãos
cebolinha francesa para decorar
pimenta-rosa em grãos para decorar
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Com a ajuda de uma escovinha, lave muito bem as batatas sob água corrente.

2. Numa panela média, coloque água e leve ao fogo alto para ferver. Acrescente as batatas, o sal e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos ou até que as batatas fiquem macias.

3. Retire as batatas do fogo e escorra a água. Transfira as batatas para uma tigela grande com água fria e deixe até que esfriem. Escorra a água.

4. Numa tigelinha, junte o iogurte, a maionese light e a mostarda em grãos e misture muito bem. Tempere com sal e pimenta-rosa.

5. Acrescente o molho às batatas e misture bem. No momento de servir, pique a cebolinha francesa em pedacinhos bem pequenos. Polvilhe as batatas com a cebolinha picada e, se preferir, com grãos de pimenta-rosa. Sirva a seguir.

Salada Caprese


PARA A SALADA

Ingredientes

1 kg de mussarela de búfala
5 tomates
6 folhas de manjericão lavadas
azeite de oliva a gosto
sal a gosto
molho pesto a gosto

Modo de Preparo

1. Numa tábua, corte a mussarela em fatias de 0,5 cm. Transfira para uma tigela, tempere com sal e regue com um fio de azeite. Com uma colher, misture as rodelas delicadamente. Reserve.

2. Corte também os tomates em fatias de 0,5 cm. Transfira para um escorredor de macarrão e tempere com uma pitada de sal. Com as mãos, misture os ingredientes e deixe escorrendo enquanto prepara o molho.

3. Na hora de servir, faça uma pilha alternado 4 fatias de tomate com 4 fatias do queijo em cada prato. Entre as fatias, espalhe um pouquinho de molho pesto. Decore com as folhas de manjericão e sirva a seguir. Se preferir, arrume as fatias numa travessa, formando uma escama. Decore com as folhas de manjericão e sirva o molho à parte.

PARA O PESTO

Ingredientes

2 xícaras (chá) de folhas de manjericão fresco
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de pinolis ou de nozes sem casca picadas
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Para medir a quantidade das folhas de manjericão, aperte-as bem na xícara. Lave as folhas de manjericão e descasque os dentes de alho. Coloque todos os ingredientes no processador de alimentos ou no liquidificador e bata até obter uma pasta homogênea. Se preferir, triture os ingredientes no pilão. Comece batendo o alho com os pinolis, acrescente o manjericão, em seguida, o queijo e, por último, o azeite. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e conserve num vidro esterilizado.


Salada de carne desfiada e cevada


Ingredientes

500 g de músculo
1 colher (sopa) de óleo de canola
2 folhas de louro
1 xícara (chá) de cevada
1 cebola roxa
1 tomate
1/3 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
1/2 xícara (chá) de óleo de canola
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

1. Leve uma panela de pressão destampada ao fogo alto. Acrescente o óleo e, quando esquentar, coloque a carne na panela. Vá virando para dourar todos os lados por igual.

2. Com cuidado, adicione água suficiente para cobrir 3 dedos acima da carne. Coloque as folhas de louro, tampe a panela (com a tampa apropriada) e deixe cozinhar na pressão, em fogo alto, por 1 hora.

3. Enquanto a carne cozinha, prepare os outros ingredientes. Numa tigela coloque a cevada e cubra com água. Com as mãos, esfregue bem os grãos até que água fique turva. Escorra e repita o procedimento mais duas vezes.

4. Numa panela, coloque a cevada, 2 xícaras (chá) de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos, com a tampa entreaberta. Desligue o fogo e escorra a água.

5. Sobre uma tábua, corte o tomate ao meio e retire as sementes. Com a palma da mão, aperte cada metade contra a tábua, a fim de torná-la plana (fica mais fácil de fazer os cubinhos). Corte cada metade em tiras, e as tiras em cubinhos.

6. Descasque a cebola e corte-a na metade. Corte cada metade em fatias finas. Com as mãos ou com um garfinho, desfaça as fatias em tiras.

7. Quando o cozimento do músculo tiver terminado, desligue o fogo. Deixe a pressão cessar totalmente antes de abrir a panela. Com um garfão ou pinça, transfira a carne para uma tábua e deixe esfriar. O caldo formado pode ser usado no preparo de outras receitas, ou mesmo tomado puro, temperado com sal e pimenta-do-reino.

8. Com uma faca afiada, corte o músculo em fatias. Com a ajuda de um garfo, desfie bem as fatias de carne.

9. Numa tigela grande, misture o vinagre, o azeite e o óleo. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente os outros ingredientes: músculo desfiado, cubinhos de tomate, tirinhas de cebola e cevada. Misture muito bem e leve à geladeira por no mínimo 2 horas. Sirva a salada fria.


Salada de pupunha


PARA A SALADA

Ingredientes

1 maço de alface-crespa
8 folhas de radicchio
400 g de palmito pupunha 

Modo de Preparo

1. Lave bem as folhas sob água corrente. Numa tigela, deixe-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim as "sujeirinhas" ficam no fundo da tigela.

2. Com uma faquinha afiada, retire a casca do palmito e deixe apenas o miolo macio. Corte-o em tiras. Repita o procedimento com todos os talos.

3. Numa travessa, coloque as folhas de alface no fundo, as tiras de palmito no centro e termine de decorar com as folhas de radicchio. Sirva com o molho.

PARA O MOLHO

Ingredientes

1 ramo de salsinha (somente as folhas)
1 ramo de alecrim (somente as folhas)
1 ramo de sálvia (somente as folhas)
1 ramo de alecrim (somente as folhas)
1 ramo de manjericão (somente as folhas)
1 xícara (chá) de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter um molho homogêneo. Coloque numa tigelinha e sirva à parte.


Salada de macarrão com legumes, tomate e molho de mostarda

PARA A SALADA

Ingredientes

300 g de macarrão integral parafuso
1 cebola
1/2 cenoura
1 talo de salsão
2 dentes de alho
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/4 colher (sopa) de tomilho seco
2 tomates
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
1 colher (sopa) de sal 

Modo de Preparo

1. Numa panela, coloque 3 litros de água e 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo médio. Quando aquecer, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem.

2. Num escorredor, coloque o macarrão e deixe escorrer. Transfira o macarrão para uma tigela. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite e um pouco de água para não grudar.

3. Numa tábua, pique a cebola, a cenoura, o salsão e o alho em cubinhos.

4. Leve uma frigideira com 1 colher (sopa) de azeite ao fogo médio. Quando esquentar, coloque os legumes e refogue por 3 minutos. Acrescente o vinho e o tomilho e deixe cozinhar em fogo baixo por 5 minutos. Reserve.

5. Faça um corte em X na base dos tomates. Numa panela com água fervendo, coloque-os por alguns segundos. Prepare uma tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente. Corte os tomates em quatro e retire as sementes. Pique-os em cubinhos. Reserve.

PARA O MOLHO DE MOSTARDA

Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de mostarda
1/2 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta-do-reino 

Modo de Preparo

Numa tigelinha, misture todos os ingredientes com um batedor de arame.

Montagem

Numa tigela, misture delicadamente os legumes, o macarrão, o tomate, o molho de mostarda e a salsinha. Sirva frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anjo, deixe seu comentário..será lido com todo carinho!!!
Obrigada pela sua visitinha, seja bem vinda (o) todas as vezes que retornar!
Beijos na alma! ; )