Photobucket

quarta-feira, junho 15, 2011

Caro leitor, uma vez por mês estarei postando notícias sobre o Artesanato de cada estado desse nosso rico Brasil......
Este mês será sobre o 14º Salão de Artesanato da Paraíba.


Salão do Artesanato Paraibano será aberto em Campina nesta quinta-feira, 09.

SAP chega a sua 14ª edição como um dos maiores eventos regionais de artesanato
Francis Oliveira
Tudo pronto para a abertura do Salão do Artesanato Paraibano (SAP), nesta quinta-feira, 09, em Campina Grande. De 09 a 26 de junho, 400 artesãos irão expor seus trabalhos entre peças manuais e artesanato. O Salão será aberto às 18h, pelo governador Ricardo Coutinho, no antigo prédio da Cavesa, no bairro do Catolé. A expectativa é de que para este ano, cerca de 200.000 mil pessoas visitem o local até o final da exposição.
O evento chega a sua 14ª edição se consolidando como roteiro integrante do calendário turístico da cidade e do Estado. O tema desta edição será uma homenagem às obras dos artistas populares que se dedicam ao cordel e as esculturas, - representados pelo trabalho do cordelista José Costa Leite e do escultor Maritônio Souza Portela, famoso por esculturas em madeira de peças religiosas. Algumas das obras de Maritônio estão sendo aproveitadas com recurso de cenografia, na novela da rede globo, 'Cordel Encantado'.
O Salão de Artesanato da Paraíba é uma realização do Sebrae Nacional, Governo da Paraíba e Banco do Brasil, - semestralmente organizado nos períodos com grande fluxo de turistas e visitantes nas principais cidades do Estado (João Pessoa e Campina Grande). No período de férias de verão, acontece na capital paraibana. Na estação de inverno, a cidade de Campina Grande, no Alto da Borborema, recebe o evento.
A produção artesanal associada ao turismo gera receitas com ótimos resultados na economia local, sobretudo para os próprios artesãos, que sem um evento dessa dimensão, encontram muita resistência em divulgar seus trabalhos sozinhos. O Salão de Artesanato Paraibano oportuniza redes de contatos comerciais, divulgação dos trabalhos e a Paraíba como cartão-postal para o Brasil e para o mundo.


Verônica Ribeiro, gestora do Projeto de Arranjo Produtivo Local (APL em Artesanato) pelo Sebrae Paraíba, comenta que a realização do Salão de Artesanato gera certo entusiasmo. “O evento é grandioso e isso gera expectativa de uma ótima oportunidade para os artesãos locais saírem do anonimato, tendo seus trabalhos reconhecidos por um maior número de pessoas. Isso desmitifica a mentalidade de que artesão só se encontra em ‘feirinhas’, como pensam muitos, na maioria das vezes”, comentou.


O Programa de Artesanato do governo estadual é quem mantém os dados de cada artesão cadastrado, certificando também a possibilidade de participação no SAP. Trabalhos das regiões do Litoral, Zona da Mata, Borborema, Cariri Oriental e Ocidental, Curimataú, Sertão do Piancó e Alto do Piranhas -, serão apresentados em diversas modalidades, a partir de peças em madeira, couro, cerâmica, renda (labirinto e renascença), bordado, artesanato têxtil (com a utilização do famoso algodão colorido paraibano), brinquedos, artesanato em minerais e metais, entre outros.


A estrutura da edição de inverno do SAP contará com um pavilhão dedicado a três restaurantes, além de ambientes destinados ao estimulo da formalização e empreendedorismo, com o projeto Empreender do Governo do Estado e o espaço do Empreendedor Individual, onde o Sebrae fará atendimentos e cadastros.
Apresentações musicais de grupos regionais, bandas de pífano, declamações a partir das estórias em cordéis darão o tom da festa, além da degustação do melhor da cozinha regional.

Até mais.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anjo, deixe seu comentário..será lido com todo carinho!!!
Obrigada pela sua visitinha, seja bem vinda (o) todas as vezes que retornar!
Beijos na alma! ; )